Nova Lima é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 70.537 habitantes.
Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro Velho, Mostardas, e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro. Tem acesso pela MG-030.
Localização: Situada a 22 km da capital mineira, o município de Nova Lima, localiza-se numa região montanhosa e tem como municípios limítrofes: Belo Horizonte e Sabará, ao Norte; Itabirito, ao sul; a leste; Brumadinho, a oeste; Rio Acima, a sudeste. Rodovias que servem o município: MG 030 e BR - 040
A história de Nova Lima: Distante da capital mineira 22 km, o município de Nova Lima completa no dia 5 de fevereiro 306 anos de fundação e 116 de emancipação. O povoamento de Nova Lima iniciou-se com a mineração do ouro, quando, em 1701, o bandeirante paulista Domingos da Fonseca Leme instalou-se na região. A atividade minerária acabou atraindo outras expedições para o arraial. Até chegar ao nome atual, Nova Lima recebeu outras denominações: Campos de Congonha, Congonhas das Minas de Ouro, Congonhas de Sabará e Vila Nova de Lima (esse último, quando se emancipou em 1891), em homenagem ao filho ilustre da terra, Augusto de Lima, conhecido poeta, historiador e político, que governou o Estado no início do período republicano. A localidade passou-se a chamar Nova Lima somente em 1923. Nova Lima se consolida, hoje, como um importante pólo de serviços e de comércio, trazendo a reboque crescimento econômico para o município e mais empregabilidade para seus munícipes. O bairro Jardim Canadá é considerado um importante pólo. A cidade é considerada perfeita para novos negócios que priorizam características como localização, qualidade de vida, atrativos e desenvolvimento com sustentabilidade. Uma das grandes ações da Administração Municipal Carlinhos Rodrigues é a elaboração de um Plano Diretor que vai definir o crescimento e o rumo que a cidade deverá tomar. Nova Lima tem alcançado uma rápida expansão urbana devido ao crescimento imobiliário, o surgimento de vários condomínios e a abertura de novas empresas. A cidade tem se destacado pelo patrimônio histórico cultural, localização privilegiada, recursos naturais expressivos e qualidade de vida. Também a segurança e a qualidade de vida encontradas na cidade atraem turistas de diferentes lugares.
Regiões como a de São Sebastião das Águas Claras – Macacos, Jardim Canadá e Vale do Sol foram inseridas nos roteiros gastronômicos do mapa turístico mineiro, em razão das excelentes opções de restaurantes, pousadas e lazer. São apelos que têm conferido, também, às pequenas empresas condições para realizarem novos investimentos ligados à atividade turística, entre outras ações. Com a expansão e o desenvolvimento econômico da região sul de Belo Horizonte, rumando para Nova Lima, aumentando a verticalização de condomínios residenciais, com predominância no Vila da Serra, a cidade se vê obrigada a planejar de maneira ordenada seu crescimento. O desenvolvimento do comércio local, naquela região, e vários tipos de serviços voltados para o atendimento à população, principalmente hospitais, hotéis, escolas e restaurantes, têm garantido ao município não só a geração de recursos como de novos empregos para seus munícipes. Diante destas peculiaridades e, principalmente, do potencial que a cidade tem a oferecer, pois 70% de seu território estão passíveis de ocupação, Nova Lima é uma cidade pronta a receber o desenvolvimento planejado. OBS: O bairro Jardim Canadá é considerado hoje o principal núcleo de concentração industrial e comercial do município. Nele estão instaladas cerca de 580 micro e pequenas empresas. O Jardim Canadá possui um dos maiores adensamentos populacionais do município, com aproximadamente mais de 5 mil habitantes.
Municípios limítrofes: Belo Horizonte e Sabará, ao Norte; Itabirito, ao sul; Raposos, a leste; Brumadinho, a oeste; Rio Acima, a sudeste.
Distritos: Em sua área, além da sede do município, estão também os povoados de Honório Bicalho, Santa Rita, Bela Fama, Rio de Peixe e São Sebastião de Águas Claras (Macacos).
Pontos turísticos: Eco Trilhas - Honório Bicalho, Eco Trilhas - Matozinhos, Eco Trilhas Vinte e Sete Voltas, Eco Trilha Padre Pequeno, Eco Trilha do Rancho, Eco Trilha Zumbi / Azulão, Estrada Real, Casa Grande, Igreja Anglicana, Harry Oppenheimer, Rego dos Carrapatos, São Sebastião das Águas Claras – Macacos, Cachoeira dos Macacos, Capela de São Sebastião, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Bicame, Estádio Castor Cifuentes entre outros.
Hidrografia: Rio das Velhas, Ribeirão dos Cristais, Ribeirão do Cardoso
O povoamento da área iniciou-se por volta do ano de 1700, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, integrante das primeiras expedições que vieram a Minas, descobre dois córregos auríferos, aí permanecendo por pouco tempo. Outros mineradores, entretanto, resolvem fixar-se na área que, em 1.720, já possui considerável número de habitantes. O arraial cresce garimpando ouro com uma população flutuante composta de faiscadores como libertos, escravos e aventureiros.A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas, uma vez que se designava por "Congonhas" toda a região compreendida entre a serra da Borda e o Itatiaia. Com a expansão das faisqueiras, o local passou a ser conhecido pelo nome de Congonhas das Minas de Ouro, abrigando população que trabalhava nas minas de Bela Fama, Cachaça, Vieira, Urubu, Gaia, Gabriela, Faria, Garcês, Batista, Morro Velho e outras.O arraial foi elevado à condição de freguesia por ato episcopal de 1748. A Lei Provincial no 50 de 8 de abril de 1836 criou o Distrito, subordinado ao município de Sabará, com a denominação alterada para Congonhas de Sabará.Em 1834, a Mina de Morro Velho vem a ser adquirida do Padre Freitas, seu então proprietário, pela empresa inglesa "Saint John Del Rey Mining Company Limited", que, não só lhe veio a legar moderna tecnologia à lavra subterrânea, como também a imprimir marcantes características de colonização britânica na região.A emancipação do município dá-se através do Decreto no 361 de 5 de fevereiro de 1891, tendo a localidade recebido o nome de Vila Nova de Lima, em homenagem ao ilustre filho da terra Augusto de Lima, poeta, historiador e político, que governou o Estado no início do período republicano.Em 1923 a denominação foi oficialmente simplificada para Nova Lima.A Comarca foi criada em 1938 desligando-se de Sabará. Ainda em 1938 o município adquiriu o Distrito de Raposos, que pertencia a Sabará, perdendo, por outro lado, para o novo município de Brumadinho, o distrito de Piedade do Paraopeba.Em 1948 o município perde os Distritos de Raposos e Rio Acima que passam a constituírem-se independentes. Em 1954 é elevado à categoria de Segunda entrância, abrangendo os municípios de Nova Lima, Rio Acima e Raposos.