A Cooperativa de Costureiras do bairro Jardim Canadá e Escola de Moda (COSCANADÁ), foi fundada em dezembro de 2003, tem caráter filantrópico, sem fins lucrativos e conta com parceiros como o Banco do Brasil e a Prefeitura de Nova Lima.
Tudo começou com Maria de Fátima Medeiros Ferreira, ex-proprietária do motel Paris em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A empresária sempre precisava contratar funcionárias para o estabelecimento, mas esbarrava na falta de mão de obra qualificada, uma vez que a maioria das mulheres da região do bairro Jardim Canadá não sabia ler e/ou escrever, ou tinha dificuldade.
Além disso, o índice de desemprego, na comunidade, era muito alto e a maioria das mulheres vivia com a assistência do governo.
Em 2003, Maria de Fátima iniciou as conversações com essas mulheres sobre a vida que elas levavam e pensou em criar algo para melhorar essa situação complicada.
As idéias começaram a surgir. A primeira delas foi de criar uma cooperativa de cozinheiras, mas não agradou porque a maioria não tinha interesse em cozinhar. A segunda idéia foi de criar uma cooperativa de costureiras. Idéia essa que foi bem aceita pelas mulheres, pois elas já tinham algum conhecimento sobre a atividade.
A primeira reunião para acertar todos os detalhes a respeito de cursos de costura e local para exercer a atividade reuniu cerca de 200 pessoas. Como era um projeto incipiente e do qual não se sabia ao certo o futuro, muitas mulheres foram desistindo durante o percurso até chegar a um número de 30 mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário